05 Julho 2017

O Ministério da Saúde colocou em produção no início deste mês de julho o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Nos meses subsequentes também passarão a contar com o sistema os hospitais federais e os institutos vinculados, bem como os Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde, somando cerca de 30 mil usuários conectados e aptos a tramitar todos os processos de forma eletrônica, com maior agilidade e economia de recursos materiais.

O projeto contou com participação e apoio da Secretaria Executiva, da Subsecretaria de Assuntos Administrativos, do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e da equipe técnica da Coordenação Geral de Infraestrutura - chefiada pelo Analista em TI Flávio Ferreira.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

No Ministério da Saúde, além da economia com os materiais gastos na montagem dos processos, como papéis, capas e grampos, o SEI será fundamental para melhoria da eficiência e aperfeiçoamento das rotinas de trabalho. Evitando, por exemplo, o envio de documentos físicos para outros estados, eliminando o risco de perdas e extravio na circulação dos documentos.

Ministério da Saúde será a instituição com maior volume de tramitação eletrônica de processos na esfera federal. De janeiro a julho deste ano aconteceram, em média, 14 mil tramitações por dia. No mesmo período, 2,6 mil processos e documentos foram registrados na pasta diariamente. Além das unidades de Brasília, os Hospitais Federais, 26 núcleos estaduais, quatro institutos e os 36 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) também utilizarão a plataforma.

O SEI (Sistema Eletrônico de Informações) já está implantado em 55 órgãos públicos federais e em outros 51 órgãos o sistema já está em fase de implantação, totalizando 106 instituições.

A implantação do SEI é uma das três ações do Processo Eletrônico Nacional (http://www.planejamento.gov.br/pensei), que é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos. O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.

A participação dos Analistas em Tecnologia da Informação

Os Analistas em Tecnologia da Informação são servidores públicos federais do quadro de nível superior do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Alocados de forma descentralizada nos diversos órgãos e entidades da Administração Pública Federal sediados em Brasília, esses servidores contribuem com seu trabalho no desenvolvimento e na execução de importantes projetos na área de Tecnologia da Informação - alguns desses considerados estratégicos para o Governo Federal. A implantação do Sistema Eletrônico de Informações no Ministério da Saúde é mais um projeto de sucesso que contou com o competente trabalho desses servidores!