Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (ANATI)

A Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (ANATI) é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada para congregar e representar os servidores públicos federais do cargo de Analista em Tecnologia da Informação do quadro do Ministério da Economia. Fundada em assembleia de 29/11/2010 na cidade de Brasília/DF, a entidade foi devidamente registrada junto aos órgãos competentes.

Além de congregar e representar os Analista em Tecnologia da Informação, defendendo seus interesses junto à sociedade e ao governo, a ANATI também propugna pelo aperfeiçoamento da gestão pública, das práticas de governança e gestão estratégica, da formulação e implementação de políticas públicas no contexto do Estado Democrático de Direito e dos valores republicanos, com enfoque às tecnologias de informação e comunicação.

A ANATI defende a criação de uma carreira de TI do Poder Executivo Federal a altura dos desafios de um Estado democrático e de governo cada vez mais digital. Promove a discussão, negociação e busca a implementação de mecanismos de ascensão profissional, qualificação, especialização, valorização institucional, avanço remuneratório e adequação da estrutura funcional e de trabalho para os Analistas em Tecnologia da Informação.

A ANATI acredita que o setor governamental de Tecnologia da Informação e Comunicação (TI) é fundamental à construção de um Governo ético, eficiente e transparente. Por isso, no intuito de contribuir com essa nova fase de construção de novas políticas públicas em nosso país, apresentamos às autoridades e à sociedade um conjunto de sugestões de medidas relacionadas ao impulsionamento da transformação digital dos serviços públicos e ao aprimoramento do combate à corrupção.

Governo Digital

A transformação digital dos serviços públicos é uma realidade no governo e um caminho sem volta. Transformar os serviços públicos em serviços digitais significa facilidade, economia e transparência para o cidadão.

A frente de todas as ações e projetos de transformação digital de governo há o Analista em Tecnologia da Informação. Sendo o principal ator nesse processo, a atuação dos Analistas em Tecnologia da Informação já resultou em melhorias nos serviços e economia de recursos na ordem de bilhões de reais. São indiscutíveis os ganhos e benefícios da transformação digital para a sociedade. 

A ANATI defende que para garantir o sucesso e a continuidade da transformação digital é necessário formar um corpo qualificado de funcionários públicos com experiência e conhecimento profundo em transformação digital e para isso é fundamental ter uma carreira forte para os Analistas em TI. Uma carreira de TIC que atraia os melhores profissionais de mercado; que retenha os talentos de TIC do governo; com remuneração e benefícios compatíveis com o mercado privado, é o principal fator para o sucesso do desenvolvimento e para continuidade da transformação digital do governo.

Nossos Administradores

A estrutura administrativa da ANATI é formada pela Assembleia Geral, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética. Os representantes são eleitos por voto direto dos associados para mandato de dois anos.

A Assembleia Geral é o órgão máximo consultivo e deliberativo da entidade, composta pela reunião de seus associados, na forma do Estatuto Social. A Assembleia Geral se reúne semestralmente de forma ordinária e extraordinariamente sempre que houver necessidade.

Diretoria Executiva | Biênio 2023-2024

Atualmente a Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Analistas em TI é formada pelos seguintes associados:

Thiago de Aquino Lima
Thiago de Aquino Lima

Diretor Presidente

Luiz Alexandre Rodrigues Silva
Luiz Alexandre Rodrigues Silva

Diretor de Administração e Finanças

Isabelle Nascimento de França
Isabelle Nascimento de França

Diretora de Desenvolvimento Profissional

Ingrid Palma
Ingrid Palma

Diretora de Convênios e Benefícios

Edesio Ferreira da Silva Junior
Edesio Ferreira da Silva Junior

Diretor de Relacionamento Institucional