02 Dezembro 2015

Durante esse ano a Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação - ANATI esteve empenhada em consolidar a posição estratégica dos Analistas em TI no cenário governamental de modo a favorecer a compreensão em torno da necessidade de reorganização do cargo e da valorização institucional e financeira desses servidores. Estamos caminhando para encerrar o ano diante de uma cenário definitivamente melhor e acreditamos que em 2016 colheremos alguns bons frutos desse trabalho.

Do ponto de vista institucional alcançamos importantes avanços. Um deles foi a obtenção do certificado de registro de nossa marca junto ao INPI, dessa forma, a marca ANATI agora tem seu uso protegido e regulado por lei. Outra novidade que merece destaque foi o lançamento de nosso Clube de Vantagens, um serviço que possibilita aos nossos associados a obtenção de descontos em milhares de estabelecimentos comerciais e dispensa a pouco produtiva estratégia de busca por "convênios" diretamente entre a entidade e os estabelecimentos.

Quanto às demandas funcionais dos associados, a proposta de reorganização do cargo tem avançado positivamente, sendo que o Ministério do Planejamento tem se mostrado consciente da necessidade de promover melhorias tanto na estrutura do cargo quanto na estratégia de fortalecimento dos recursos humanos em TI na Administração Federal. Assim como obtivemos o compromisso de que haverá oportunidade para que os servidores que já estão no cargo possam trocar seu local de exercício antes da nomeação dos novos concursados.

Recentemente foram oficializadas através de Decreto Federal as alterações na estrutura da, até então, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) - que agora passa a denominar-se Secretaria de Tecnologia da Informação (saiba mais). Acreditamos que esse movimento de especialização da pasta gera uma excepcional oportunidade de fortalecimento do setor público de TI no Executivo Federal. Assim, apoiamos a iniciativa e continuaremos comprometidos a apoiar as ações da STI para que o setor de TI possa continuar crescendo na agenda governamental.

Acreditamos, também, que o atual cenário de crise econômica coloca a TI em posição de vetora da melhoria dos serviços públicos e da redução do custeio do Estado através da implantação de soluções eficientes, produtivas e potencializadoras de economia aos cofres públicos e, ao mesmo tempo, capazes de alavancar a implantação de mais e melhores políticas públicas.

Um exemplo desse potencial único da TI é a implantação do Processo Eletrônico Nacional e da plataforma SEI, projeto conduzido com o amplo apoio de Analistas em TI e que agrega um número cada vez maior de órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico. É um projeto de gestão pública, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos.

Outro exemplo da atuação dos Analistas em TI na busca da eficiência e economicidade se dá através do Núcleo de Contratações de TI, planejando e conduzindo processos de contratação conjunta. A realização de contratações conjuntas visa reduzir o preço final contratado, através de compra concentrada, com maiores volumes e também possibilita melhor qualidade nos produtos adquiridos. Além disso, proporciona economia de esforços pela redução de processos repetidos, facilita o planejamento das necessidades através de contratações periódicas e padroniza os bens e serviços contratados, facilitando sua manutenção e uso.

Atualmente, a Administração Pública Federal conta com 329 Analistas em TI atuando nos diversos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), formando um núcleo especializado de servidores com atuação focada na melhoria contínua dos processos de gestão da Tecnologia da Informação. Em breve mais 232 concursados deverão ser nomeados para o cargo, ampliando ainda mais sua capacidade de gerar resultados.

A ANATI continuará atuando de maneira firme e consistente na defesa desses servidores, levando suas demandas às esferas governamentais competentes e contribuindo para a evolução das práticas de gestão e governança de TI em toda a Administração Pública Federal.

Desejamos a todos que nos acompanharam durante esse ano boas festas e próspero ano novo! Estaremos juntos em 2016!