08 Setembro 2014

Construir uma carreira sólida no setor de Tecnologia da Informação exige que o profissional possua uma sólida estrutura de conhecimentos, habilidades e experiências - o que pode consumir tempo e considerável investimento. Estudos recentes indicam que o Brasil sofre um grande déficit de profissionais na área de Tecnologia da Informação e isso significa dizer que existem muitas oportunidades de trabalho disponíveis no mercado. Mas como se destacar da concorrência na disputa pelas melhores oportunidades?

Um caminho já consolidado na área de TI é a obtenção de certificações profissionais, vez que o diploma, o domínio do inglês e a experiência - embora essenciais - já não são suficientes para garantir uma boa colocação no mercado. Podem existir muitos especialistas competindo no mercado de trabalho e uma das formas encontradas pelos empregadores para assegurar que estão contratando um profissional que realmente detenha os conhecimentos e as experiência desejadas é através das certificações!

Se você está em busca de obter certificações profissionais para diferenciar-se no mercado saiba que, na maioria dos casos, isso exigirá esforço e investimento financeiro. Os principais programas de certificação exigem que o interessado frequente treinamentos oficiais e realize exames (a maioria pagos). Mas, por onde começar?

Um dos parâmetros para a escolha de uma boa certificação é verificar quais novas tecnologias estão chegando ao mercado e que vão demandar especialistas, assim, os que se anteciparem no domínio dessas novas tecnologias terão chances de sair na frente. Também é preciso avaliar o segmento de atuação profissional: pode não ser tão útil exibir deter puramente uma grande quantidade de certificações básicas dos mais distintos segmentos - a especialização em um único segmento pode lhe render melhores dividendos.

A seguir, apresento uma lista de algumas certificações que são interessantes para profissionais de TI dos diversos segmentos:

ITIL

Information Technology Infrastructure Library, (ITIL) é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 e é gerido hoje pela OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra. O Programa de Certificação ITIL é composto por diversos níveis e abrange desde a atestação dos conhecimentos básicos (ITIL Foundation) até o domínio completo da biblioteca (ITIL Master). ITIL será útil para profissionais que atuam na área de serviços de TI.

COBIT

CobiT, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um framework integrado para a gestão e governança de TI, formulado e recomendado pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Foundation). Esta não é uma certificação para profissionais técnicos, é uma certificação endereçada aos profissionais na área de gestão de TI. Se você não está envolvido ou não pretende atuar em alguma função gerencial ou de qualidade de processos, certamente esta certificação não irá ajudar na sua carreira.

PMP

Como complementar à COBIT e ITIL, a certificação PMP (Project Management Professional) qualifica profissionais que desejam atuar na liderança de equipes de projetos e é a mais reconhecida do segmento. A Certificação Project Management Professional - PMP (Profissional de Gerência de Projetos, em português) é um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI) que atesta profundos conhecimentos nas boas práticas de gerenciamento de projetos, responsabilidade social e ética, baseados na norma PMI-ANSI denominada PMBOK. Se você é um gerente de projeto experiente que está procurando consolidar suas habilidades, destacar-se diante de empregadores e maximizar seu potencial de ganhos, a certificação PMP será uma boa escolha.

CNNA Cisco

Esta certificação reflete que o profissional possui conhecimentos sólidos sobre topologia, arquitetura física de redes e equipamentos de comunicação IP, entre outras tecnologias. É indicada para quem pretende atuar no segmento de redes.

MCSE Server Infrastructure

Esta é uma certificação para especialista em servidores de infraestrutura Microsoft. Reflete que o profissional está habilitado para instalar, configurar e implementar tecnologias em plataformas Microsoft, assim como solucionar problemas relacionados. É um grande diferencial para quem atua nesse segmento. A certificação faz parte do programa Microsoft Certified Solutions Expert, que também conta com a certificação "MCSE - Desktop Infrastructure".

ISO/IEC 27002

A ISO 27002 (conhecida antes como ISO 17799), é uma norma internacional que contém controles para a segurança da informação. Assim, como outras normas ISO, foi publicada pela International Organization for Standardization (ISO), que é a organização internacionalmente responsável pelo desenvolvimento e publicação de normas. Esta certificação faz parte de um conjunto de certificações profissionais relacionadas a segurança da informação e atesta que o profissional detém o conhecimento sobre um sistema de gerenciamento da segurança da informação, baseado nas normas da ISO. Assim como outros modelos de certificação, esta também é dividida em níveis: Foundation, Advanced e Expert. Há diversas boas certificações nessa linha como CISM, CISSP, CompTIA e outras.

Evidentemente esta não é uma lista exaustiva e há, ainda, muita controvérsia sobre o tema certificações na área de TI. De fato, atualmente até mesmo concursos públicos vem admitindo pontuar candidatos que possuem determinadas certificações profissionais admitindo estas como critérios aceitáveis para comprovar habilidades e conhecimentos. Certo é que investir na obtenção de certificações pode auxiliar o profissional a destacar-se no mercado, contribuindo com o desenvolvimento de sua carreira.