01 Março 2014

Em continuidade às ações desenvolvidas pela ANATI visando a melhoria das condições do cargo de Analista em TI, a entidade protocolou em 31/10/2013 na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (ente ao qual aos analistas estão vinculados) a Proposta de Carreira de Analistas em Tecnologia da Informação. Após o recebimento do documento a Secretaria informou que serão adotados os seguintes próximos passos:

 

- Elaboração de uma Nota Técnica pela própria SLTI onde, a critério desta, poderão ser adotados argumentos apresentados pela ANATI em sua proposta;

- Encaminhamento da Nota Técnica à Secretária de Gestão (SEGEP), a quem caberá estudar os argumentos e avaliar a oportunidade e conveniência das medidas de melhoria sugeridas.

No encontro a ANATI enfatizou a urgência no tratamento do assunto como modo de garantir a permanência dos atuais Analistas em seus postos de trabalho aplicando as melhorias necessárias à manutenção e ampliação do quadro de pessoal em TI na Administração Pública Federal de forma a não se colocar em risco os benefícios já alcançados.

Cabe ressaltar que a entidade já havia alertado a SLTI, em encontros anteriores, de que a abreviação das discussões e a divulgação de uma solução para as questões apresentadas pode amenizar o aparente fracasso obtido no Concurso Público 01/2013 para o cargo de Analista em TI. Sobre os os classificados neste concurso, para as 200 vagas disponibilizadas apenas 190 candidatos permanecem na disputa. Destes, 54 estão empossados e/ou classificados em vagas de cargos melhores que o de Analista em TI. Daí conclui-se que se a carreira de TI não for criada de imediato, o Ministério do Planejamento terá cerca de 140 empossados para preencher 83 vagas já em aberto (resultantes de evasão) e atender solicitações dos órgãos do SISP que somam aproximadamente 430 Analistas, sendo assim, apenas 13,2% das solicitações poderão ser atendidas.

Nota Técnica

Em 2013 o Analista José Romildo de Andrade elaborou uma Nota Técnica sobre a situação dos Analistas em TI e a necessidade da estruturação de uma carreira pública de TI para o Poder Executivo. Para acessar o documento clique no link a seguir: Nota Técnica 01/2013.

Grupo de Trabalho

Em 2011 a própria SLTI promoveu a criação de um Grupo de Trabalho para estudar a situação dos Analistas em TI e elaborar um proposta de carreira de TI para o SISP. A proposta elaborada e entregue pelo Grupo em novembro/2011, porém, seus trâmites não avançaram. A ANATI obteve a proposta produzida através do e-SIC do Ministério do Planejamento para acessá-la clique no link a seguir: Proposta de Carreira de TI do SISP elaborada em 2011.

Fale conosco

Para tirar dúvidas ou fazer sugestões sobre a proposta de carreira de TI elaborada pela ANATI queira contatar-nos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..